segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SOBRE BOLINHAS DE PING-PONG FLUTUANTES


SOBRE BOLINHAS DE PING-PONG FLUTUANTES



Essa teoria do multiverso já é bem antiga. Desde as primeiras idéias relativas à quântica já se pensava nessa possibilidade, só que de uns tempos pra cá foram somados alguns indícios que deixaram a comunidade cientifica alvoroçada.

Minha idéia quanto ao destino desses universos seria não pensar num universo plano, e sim num conjunto de várias dimensões, de modo que se você pegar uma nave e sair por tempo indeterminado, você nunca sairá desse universo, porque ele é sem dimensões (mas finito), e os outros universos são em outras dimensões, cada uma com uma possibilidade de existência diferente.


Assim, já se descobriu matematicamente a existência de 11 dimensões [aplicadas a buracos negros]. De inicio seria lógico pensar que esses universos se fundiriam atraídos por suas gravidades tal como as galáxias, contudo isso seria impossível, porque ao contrário das galáxias, cada universo está numa dimensão diferente, então não há a possibilidade de atração gravitacional entre eles, não uma atração linear a ponto de causar choque, apenas uma deformação espacial curvando o diagrama espaço-tempo.

Manoel Guedes de Almeida
Santos-SP, segunda-feira, 24 de novembro de 2008.